09 novembro, 2010

UAB - Buritizeiro realiza 1º Seminário Temático

Dia 17 de setembro, a turma do 4º Período de Pedagogia da UAB – Universidade Aberta do Brasil – Pólo de Buritizeiro realizou, na Câmara Municipal de Buritizeiro, o 1º Seminário Temático sob a coordenação da Professora Gilda Cardoso, cujo tema foi as “Reflexões sobre a Didática nas práticas educacionais e sua importância no processo ensino-aprendizagem”.

O Objetivo do seminário foi de possibilitar aos futuros profissionais da educação, reflexões sobre a prática educativa que atenda as demandas atuais da sociedade e do estudante, a partir das contribuições da Didática.

Durante a realização do Seminário, estiveram presentes a mesa de autoridades, a coordenadora do Pólo UAB-Buritizeiro, Cristina Emília dos Santos Parrela, a professora da Unimontes, Lucilene Santos, a Secretária Municipal de Educação de Buritizeiro, Waldirene Rubenval Farago, o vereador da Câmara Municipal de Buritizeiro, o senhor Tadeu Mariano e a Prefeita Municipal de Buritizeiro, Senhora, Edna Guiomar Salgado de Oliveira Guedes, representada pelo chefe de Gabinete, Marcos Aurélio.

Para o Chefe de Gabinete da Prefeitura, Marcos Aurélio, o Pólo da UAB em Buritizeiro é um projeto admirável e que precisa ser continuado. “Por estar na gestão de uma educadora, que é a Professora Edna Guiomar, eu entendo que a Universidade Aberta do Brasil que tem aqui em Buritizeiro o seu Pólo micro regional, vem justamente somar e intensificar naturalmente com a tendência da nossa prefeita. Até porque ela é uma educadora, e como tal, se preocupa com investimentos palpáveis na educação, inclusive a educação superior, continuando esse projeto maravilhoso que é a UAB”.

O seminário foi aberto com uma reflexão de um pequeno trecho do pensamento do psicólogo e filósofo, Jean Piaget. "A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget).

Sob essa ótica e após reflexão, os acadêmicos foram convidados a compor a mesa de relatores e a iniciarem a discussão na seguinte ordem: a acadêmica Simone Gonçalves de Souza, relatando sobre “O processo de ensino e aprendizagem”, o acadêmico João Cita, relatando sobre “Recursos didáticos e Avaliação”, a acadêmica Daniele Ercília, relatando sobre “A natureza dos Conteúdos” e para finalizar a acadêmica Elisabeth Laboissiere Colares, relatando sobre o caráter interativo e comunicativo do processo educativo.

Depois da exposição temática de cada aluno foi aberto espaço para questionamentos sobre cada um dos temas.  Os presentes que quiseram fazer indagações utilizaram o material disponível dentro das pastas que foram distribuídas.

O 4º Período de pedagogia da UAB finalizou a cerimônia com um especial agradecimento a Tutora Presencial do curso de Pedagogia, Luciana Nunes Coelho Gonçalves pelo apoio recebido durante todo curso e em especial pelas orientações dispensadas na realização desse Seminário.

A coordenadora do Pólo da UAB de Buritizeiro, Cristina Emília dos Santos Parrela ponderou sobre a importância deste tema para os acadêmicos e para toda a sociedade de Buritizeiro: “Os alunos do curso de pedagogia estão de parabéns. É o primeiro seminário onde eles estão colocando em prática toda teoria que receberam em sala de aula. E é mais do que justo que neste momento mostrem para toda comunidade o seu potencial, tudo que têm aprendido e tudo que elas poderão fazer pelas nossas crianças e nossos educandos. Hoje nós estamos vivendo um momento onde a educação ainda é um pouco tradicional e o mundo está oferecendo coisas muito mais interessantes. Então, a gente tem que unir a teoria à prática e fazer isso acontecer, processar esse conhecimento de uma maneira bem prática para que a gente cative nossos alunos. E para que a escola deixe de ser aquele espaço aonde o aluno freqüenta por obrigação e passe a ser aquele espaço aonde o aluno vá por prazer e para realmente adquirir o conhecimento”, esclareceu.

0 comentários:

Postar um comentário