A força do Jovem Rumo a Projetos Sustentáveis
Filhos e netos de pescadores da região do Alto Médio São Francisco participaram do segundo Seminário Regional de Meio Ambiente que aconteceu na Câmara municipal de Buritizeiro no dia 10 de Setembro, sexta feira. O projeto criado pelo Consórcio dos Municípios do lago de Três Marias (Conlago), tem como objetivo profissionalizar jovens com idade entre 18 a 29 anos como educadores ambientais.
O Projeto Profissionalização de Jovens Educadores Ambiental (PJEA) surgiu no inicio de 2008 e trabalha em parceria com a Prefeitura Municipal de Buritizeiro, através da secretaria de Meio Ambiente e proporciona aos integrantes a oportunidade de se tornarem profissionais na área ambiental.
Segundo Elisangela Mendes, pedagoga e parceira do projeto, durante os seis meses de curso os jovens são preparados através de oficinas profissionalizantes e todo o aprendizado é aplicado nos trabalhos desenvolvidos na relação com o Meio Ambiente.
“Durante o curso os jovens participam de oficinas onde praticam e aprendem informática, webdesing, geoprocessamento, metodologia de projetos e capacitação de recursos, preservação do solo, veredas e análise de água. Todo esse aprendizado adquirido vai dar suporte para os trabalhos que esses jovens vão desempenhar em defesa do Ambiente. Neste período eles cumprem papel de educadores, elaboram peças de teatro que são apresentadas nas escolas, realizam palestras para estudantes, mobilizam campanhas ambientais como incentivo a arborização, ou seja, eles são educados para educar”, afirmou.
Neste segundo seminário pela primeira vez a ex-aluna do PJEA, Daniella Carvalho, moradora de Buritizeiro e técnica em educação ambiental presidiu uma das palestras. Ela enfatizou a importância da sua participação e formação no programa. “Sem dúvida o trabalho dos “Jovens Educadores Ambientais” foi de grande importância, por que me proporcionou a chance de me profissionalizar, e hoje estar transmitindo aos novos integrantes o que já aprendi. São projetos assim, que mudam a vida das pessoas que não conhecem o valor da preservação da natureza e permitindo que os participantes adquiram uma profissão”, disse.
O Projeto Profissionalização de Jovens Educadores Ambiental é uma realização do Comlago, em parceria com Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH-SF4), Instituto Opará e Grupo Votorantin, e abrange as cidades de Buritizeiro, Biquinhas, Felixlândia, Morada Nova de Minas, Paineiras, Pompéu, São Gonçalo do Abaeté, Três Marias, Pirapora, Ibiaí e Barra do Guacuí.
0 comentários:
Postar um comentário