18 novembro, 2010

SEGED promove reunião com empresários e entidades para discutir diagnóstico socioeconômico do município




No último dia 10, numa reunião na sede da Secretaria Municipal de Gestão em Desenvolvimento de Buritizeiro (SEGED), dirigida a todos os membros da Associação Comercial de Buritizeiro (ACIAB), Conselho Fiscal e outros departamentos da instituição, foram abordados, dentre outros assuntos, o diagnóstico socioeconômico municipal, o plano municipal de desenvolvimento socioeconômico, a campanha institucional de fortalecimento do comércio local, a realização do seminário “Perspectivas para o Desenvolvimento Municipal” e da oficina Escola de Confecção.


Rui Eustáquio Pereira de Jesus, secretário de Gestão em Desenvolvimento, aponta como grandes desafios para a nova administração municipal a falta de identificação técnica das potencialidades do município; o pouco estudo sobre as potencialidades para novos investimentos; o não aproveitamento de recursos naturais; a ausência de políticas de incentivo do município; as poucas opções de apoio técnico e financeiro ao novo investidor; as poucas iniciativas de sucesso relacionadas a outras formas de organizações (cooperativas, associações, ONGs, OCIPIS) e poucas opções em comunicação comunitária, plural e jornalística.


De acordo com o secretário, essas questões também estarão sendo debatidas no seminário que a SEGED em breve estará promovendo. “Esses desafios só poderão ser adequadamente enfrentados quando amplos setores da sociedade se envolver na discussão das alternativas existentes. É evidente a necessidade de ampliar o ambiente institucional. Promover o diálogo entre a sociedade civil e os poderes públicos constituídos, tanto no nível municipal, quanto estadual e federal”. É preciso também, ainda segundo o secretário, fomentar o desenvolvimento local, sustentável, que tem como um de seus objetivos estratégicos a redução da exclusão e das desigualdades sociais.


Para Rui, a participação em seminários e a prática de ações concretas são passos importantes para a definição de um plano de desenvolvimento sustentável, inclusivo e que melhore os índices de qualidade de vida da população. “Isso só e possível quando o poder público trabalha em parceria com a iniciativa privada e a sociedade civil organizada”, disse.


Durante o encontro, secretaria e empresários puderam debater as formas de gerir interesses locais e promover de forma integrada o desenvolvimento social e econômico da população, de Buritizeiro e de seus distritos.


Também presentes representantes de agências bancárias, SEBEAE, Câmara Municipal e a prefeita Edna Guiomar Salgado de Oliveira Guedes.


Rui Eustáquio mostrou-se animado com a presença dessas instituições à reunião. “Todos eles trouxeram grande contribuição para o planejamento e desenvolvimento de atividades diversas que irão promover as transformações que mudarão o perfil socioeconômico de Buritizeiro”, concluiu.

0 comentários:

Postar um comentário