09 novembro, 2010

Escola Estadual Prefeito José Maria em Buritizeiro realiza sua 1º Feira Cultural



A Escola Estadual Prefeito José Maria realizou no dia 8 de outubro sua primeira feira cultural, que faz parte de um projeto cujo objetivo é desenvolver no aluno a capacidade de planejamento, investigação e de criação, atendendo a todos da escola, desde os anos iniciais até o ensino médio.

A feira foi organizada com dois meses de antecedência e teve como tema a “Interdisciplinaridade em foco na educação”. Durante esse período, os estudantes  pesquisaram sobre os temas escolhidos e avaliaram as profissões que pretendem seguir.

Na zona rural (Comunidade Santa Helena), existe uma unidade da escola, que também participou da feira, trazendo sua cultura, que foi exposta em três barracas. A escola expôs uma faixa trazendo a mensagem: “Cultura é tudo aquilo que a natureza oferece e o ser humano transforma”.

Na semana anterior à feira, a direção da escola ofereceu para os alunos do ensino médio palestras com profissionais de várias áreas, escolhidas pelos próprios alunos. Dentre os profissionais convidados estavam: a Dra. Luciene Gomes Lucas, médica, o Dr. Willian Souza Ramos, advogado, Minervino Martins Nascimento Neto, engenheiro elétrico, Juno Fialho Meneses, engenheiro mecânico, Aroldo Alessandro Fernandes Laje, policial civil, e Dra. Joana D’Arc Lage de Sá, médica.

Dentre as propostas que o projeto pretende atender estão: desenvolver atividades diferenciadas que despertem o desejo de aprender experimentando; desenvolver habilidades específicas para que os alunos descubram sua capacidade de desenvolver ideias concretas e significativas; atividades que promovam a socialização e soma de conhecimentos entre os mesmos; promover a convivência em grupo para enriquecimento de ideias; despertar o interesse do aluno pela conservação dos recursos naturais e fomentar o conhecimento de formas alternativas de conservação do meio ambiente; despertar o interesse dos alunos pela escolha da profissão (planejamento e dedicação).

A feira cultural foi coordenada pelas professoras Carla Regina Mota Guedes (Geografia) e Zilma Correa Castro (Ciências) e produzida pelos alunos que realizaram toda pesquisa até a montagem dos estandes. As turmas foram divididas em grupos e com um professor coordenando cada uma.

Os trabalhos foram apresentados em barracas expostas na escola, com os seguintes temas: Brinquedos Ecológicos (1º Ano ensino fundamental), Órgãos dos Sentidos (2º Ano do ensino fundamental), Respiração das Plantas (do 3º Ano ao ciclo básico do ensino fundamental), Jogos “Tangran” (matemática), Material Reciclável, Xadrez, Jogos, Instrumentos utilizados na Escravidão, Halloween, Chás com Plantas Medicinais, Viagem pela Língua Portuguesa, maquete “A Formação das Cidades”, Misturas e Soluções, Caracterização do Meio Rural, Reprodução Humana: Fases da Vida (5º Ano), Apresentações Musicais e Feira de Profissões: Caracterização das profissões, advocacia, polícia, administração, medicina, geógrafos, engenharia, turismo, esporte, moda e jornalismo.

Para o estudante do 1º Ano do ensino médio, Clebson Júnior Alves da Cruz, a feira foi muito importante e deveria acontecer mais vezes, pois proporcionou conhecimento de forma divertida e dinâmica. E ainda pôde esclarecer dúvidas sobre a escolha da profissão. “Quando tudo começou, fiquei desesperado, pois todos os meus colegas estavam com tudo planejado e já executando algumas coisas e eu estava cheio de dúvidas quanto a minha escolha. Sempre me interessei muito por geografia e história. E hoje, depois de todo o estudo para a feira, descobri que geologia é o que quero fazer”. 



0 comentários:

Postar um comentário