18 novembro, 2010

PROJETO BUSCA REORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO EM SAÚDE BUCAL






 

Nos dias 16 e 17/11, a Secretaria Municipal de Saúde de Buritizeiro promoveu, através da equipe de coordenação em saúde bucal, uma oficina na sede da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), sobre o Projeto de Reorganização da Atenção (PRA) em Saúde Bucal em Minas Gerais.


O projeto tem o objetivo de ser piloto para posterior expansão em todo o estado de Minas Gerais, tendo como principais propostas a organização da atenção em saúde bucal, a organização dos processos de trabalho, a ampliação do acesso e validar a revisão da Linha Guia de Saúde Bucal.


Entre os objetivos da Coordenação Estadual de Saúde Bucal/SES-MG, está a organização da Rede de Atenção em Saúde Bucal no Estado de Minas Gerais, buscando avançar na integralidade, equidade e universalidade do acesso à atenção.


Essa organização permitirá a oferta de uma atenção contínua e integral à população mineira, considerando os princípios de regionalização dos serviços de saúde no SUS-MG preconizados no Plano Diretor de Regionalização (PDR-MG).




Descrição das ações


Esse projeto se caracteriza como uma estratégia direcionadora da Atenção em Saúde Bucal no Estado de Minas Gerais, através do planejamento, da organização, da operacionalização e do monitoramento das ações que visam a resultados concretos na melhoria dos indicadores de saúde bucal, na qualidade e na resolubilidade da assistência à saúde.


Sua implantação foi iniciada como piloto nas microrregiões de Pirapora (Buritizeiro, Ponto Chique, Várzea da Palma, Santa Fé de Minas, Lassance e Ibiaí), Uberlândia e Pará de Minas.


Serão realizadas cinco oficinas microrregionais para os facilitadores na sede das micros, e cinco oficinas municipais na sede dos municípios, três das quais já realizadas: Redes de Atenção à Saúde, Formação da Rede de Atenção à Saúde Bucal e Abordagem Coletiva. Faltam realizar as oficinas Abordagem Individual e Programação e Monitoramento.




Resultados Esperados




Segundo Janine Aparecida de Medeiros Leal, coordenadora municipal de saúde bucal, a equipe de saúde de Buritizeiro, após esse trabalho, espera como resultados a capacitação dos profissionais em relação às diretrizes estaduais em saúde bucal, a organização do processo de trabalho em saúde bucal, a ampliação do acesso da população aos serviços e às ações de saúde bucal e um aumento da cobertura de atenção primária em saúde bucal.


“Essa oficina propõe a reorganização do sistema de atendimento do usuário em relação à atenção em saúde bucal, proporcionando uma melhor disposição da demanda espontânea e programada. Outro benefício muito importante é a capacitação continuada dos nossos profissionais, que estão cada vez mais se qualificando para melhor atender a população”, afirmou a coordenadora.

0 comentários:

Postar um comentário