24 novembro, 2010

Melhor qualidade de vida

Integrantes da terceira idade participam de palestra promovida pela NASF




Cerca de 80 integrantes do grupo Melhor Idade de Buritizeiro, na manhã do último dia 23/11, participaram de uma palestra cujo tema foi “Incontinência Urinária, masculina e feminina”, organizada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), no Centro Pastoral Paulo Apóstolo. Os participantes foram instruídos a se prevenir dos problemas urinários, através de exercícios físicos.

Segundo Ana Paula Melgaço, fisioterapeuta do NASF, a iniciativa busca incentivar os participantes na prática de exercícios específicos para combater a doença, que é mais comum entre pessoas idosas, antes que os sintomas alcancem o estágio avançado.

Para a Ana Melgaço, “A importância de uma palestra como essa é transmitir com uma linguagem clara o que é incontinência urinária, como prevenir e como tratar, quando já adquirida. E o legal é que o tema é abordado de uma forma muito natural, para que os participantes se sintam à vontade para discutir ou mesmo tirar dúvidas. Além disso, buscamos ensinar o passo a passo dos exercícios próprios para a prevenção, evitando assim que o problema se agrave até o ponto de cirurgia”, disse.

O QUE É

Incontinência urinária é a perda involuntária de urina. Afeta cerca de um terço daqueles com mais de 60 anos de idade e normalmente, mais as mulheres do que os homens. Para muitas pessoas, o problema é fonte de constrangimento e dificuldade social que é escondida e deixada sem tratamento. Foi o que aconteceu com Dona Maria de Lourdes da Silva, 57 anos, mãe de 11 filhos. Segundo ela, por vergonha de falar sobre o assunto, não procurou ajuda e conviveu com a doença durante dez anos sem o tratamento adequado. “A gente fica sem graça de ir ao médico e contar uma coisa tão íntima. Eu tive 11 filhos, todos foram parto normal, por isso tive abaixamento da bexiga e sofri dez anos com isso. Quando eu decidi procurar o médico, o problema já estava agravado e teve que fazer cirurgia”, disse.

Ana Melgaço informou ainda que devido ao resultado positivo da palestra, outros encontros serão promovidos em parceria com a Melhor Idade, com temas diferenciados, buscando a melhoria da saúde e a qualidade de vida dos idosos.

0 comentários:

Postar um comentário