Em clima cooperativo e participativo, na manhã chuvosa do último domingo, 7/11, às 10h30min, no salão de eventos do Lar dos Idosos de Buritizeiro, o Conselho Central de Pirapora da Sociedade de São Vicente de Paulo, representado por sua presidenta, Débora Falcão Chaves, deu posse à diretoria do Lar dos Idosos de Buritizeiro, que cumprirá um segundo mandato, relativo ao período de 5/11/10 a 4/11/2012, em continuidade ao primeiro.
Foram convidados para compor a mesa Waldison Reis Cardoso Durães, presidente do Conselho Metropolitano da S.S.V.P., de Montes Claros; padre Wagner, pároco da Paróquia Imaculada Conceição; Débora Falcão Chaves, presidenta do Conselho Central de Pirapora; José Mendonça de Oliveira, presidente do Lar dos Idosos de Buritizeiro; prefeita Edna Guiomar Salgado de Oliveira Guedes, Rui Eustáquio de Jesus, secretário municipal de Gestão e Desenvolvimento; Orígenes Pereira de Oliveira, presidente da Agência de Desenvolvimento Local; Cleonice Drummond Silva, secretária de Políticas Sociais; José Carlos Costa, assessor de Comunicação da prefeitura de Buritizeiro; Odil Guedes, vereador; Kleber Munduruca, representando o Rotary Club de Buritizeiro, e Hamilton Alves Moreira, presidente da Associação Comercial de Buritizeiro.
Após orações feitas pelo padre Wagner, Débora Falcão empossou a diretoria e fez a leitura das atribuições dos membros do Conselho Fiscal. O presidente José Mendonça de Oliveira deu posse aos seus companheiros, leu em voz alta o termo de compromissos da presidência, termo em seguida assinado por todos da diretoria. Ato contínuo, Débora Falcão convocou e empossou os membros do Conselho Fiscal.
A diretoria
Para um segundo e consecutivo mandato, a diretoria está assim constituída: José Mendonça de Oliveira – Presidente; Nilson Oliveira Souza – Vice-presidente; Lúcio Pereira de Freitas – Tesoureiro; Jeanny Luzia Ferreira de Freitas – 1ª Secretária; Valdenice Soares de Oliveira – 2ª Secretária.
Conselho Fiscal
Compõem o Conselho Fiscal, órgão auxiliar da diretoria, Alvino Ferreira Mendes Jr; Alexandre Alarcão Gomieiro; Valdirlei Nogueira Lopes; Lessileia Aparecida Ramos Coelho; Maria Aparecida Abreu Barbosa Gomieiro e Maria Eunice dos Santos Fernandes.
Foram ainda anunciados como voluntários que chegam com muita garra para auxiliar o Lar dos Idosos: Israel e Wagdene; Florisvaldo Soares Campelo; Dulce Aparecida da Silva Barbosa e Nélia de Souza Pereira.
Palavras do presidente
Emocionado, José Mendonça de Oliveira agradeceu a todos os seus companheiros de diretoria que trabalharam com afinco e enfrentaram momentos de imensas dificuldades, pois assumiram o Lar dos Idosos com elevadas dívidas e totalmente desestruturado, prestes a ser fechado. Só com a Previdência Social, a dívida superava R$ 30 mil. Com muito denodo, garra e competência, contando com o apoio de pessoas da comunidade, muitos problemas foram solucionados, salvando-se o Lar dos Idosos da iminente desativação. O presidente estendeu seus agradecimentos a todos os funcionários, a todos os colaboradores, ao ex-prefeito padre Salvador, à atual prefeita Edna Salgado, aos vereadores, secretários municipais, comerciantes, a todos os vicentinos. Foram muitos os obstáculos vencidos no dia-a-dia, “porém muitos desafios ainda nos esperam”, alertou José Mendonça, não se esquecendo de dedicar um agradecimento especial à sua família, “pela dedicação, incentivo e apoio”. Vencidas essas etapas, disse ele que agora sonha com a construção de um novo lar, um novo prédio, devidamente adaptado às condições dos idosos.
Outras palavras
O vereador Odil Guedes discursou, elogiando o trabalho da diretoria e colocou a Câmara sempre à disposição do asilo. O presidente da Câmara, Cláudio Abreu Barbosa, prestigiou o evento.
A prefeita Edna Salgado parabenizou a diretoria, exaltou a tenacidade com que todos venceram as dificuldades, impedindo o fechamento do Lar dos Idosos, destacando o trabalho do voluntariado, numa sociedade dominada pelo individualismo. “A sociedade precisa disso, necessita de pessoas assim como vocês, dedicadas ao bem da comunidade. Nós, enquanto educadores, precisamos chamar a atenção de todos para a importância do voluntariado, que promove a colaboração em torno de um bem comum”, disse.
Edna Salgado ressaltou a importância do Lar dos Idosos, que presta inestimável serviço à sociedade, acolhendo quem não tem a sorte de, na velhice, ter um amparo, um lar, quem não tem a felicidade de contar com o amor de familiares e amigos.
Para a prefeita, “é bonito o histórico de como a diretoria encontrou o lar e como se encontra agora, apesar das dificuldades. Mas, quando unimos esforços e contamos com muitas pessoas que trazem força e coragem, quando a gente se coloca no lugar do outro, tudo se transfigura, tudo muda para melhor”, disse.
Edna Salgado publicamente pediu desculpas ao Lar dos Idosos por a prefeitura em algum momento ter descumprido compromissos assumidos com a entidade. Ressaltou, porém, que a partir de agora “a prefeitura irá cumprir os compromissos firmados com o Lar dos Idosos. É uma questão de honra”. E, concluindo, destacou que “A prefeitura e os secretários serão sempre voluntários na construção do novo Lar dos Idosos, cuja existência supre essa lacuna na vida de tantos velhinhos e velhinhas de Buritizeiro.”