24 novembro, 2010

Melhor qualidade de vida

Integrantes da terceira idade participam de palestra promovida pela NASF




Cerca de 80 integrantes do grupo Melhor Idade de Buritizeiro, na manhã do último dia 23/11, participaram de uma palestra cujo tema foi “Incontinência Urinária, masculina e feminina”, organizada pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), no Centro Pastoral Paulo Apóstolo. Os participantes foram instruídos a se prevenir dos problemas urinários, através de exercícios físicos.

Segundo Ana Paula Melgaço, fisioterapeuta do NASF, a iniciativa busca incentivar os participantes na prática de exercícios específicos para combater a doença, que é mais comum entre pessoas idosas, antes que os sintomas alcancem o estágio avançado.

Para a Ana Melgaço, “A importância de uma palestra como essa é transmitir com uma linguagem clara o que é incontinência urinária, como prevenir e como tratar, quando já adquirida. E o legal é que o tema é abordado de uma forma muito natural, para que os participantes se sintam à vontade para discutir ou mesmo tirar dúvidas. Além disso, buscamos ensinar o passo a passo dos exercícios próprios para a prevenção, evitando assim que o problema se agrave até o ponto de cirurgia”, disse.

O QUE É

Incontinência urinária é a perda involuntária de urina. Afeta cerca de um terço daqueles com mais de 60 anos de idade e normalmente, mais as mulheres do que os homens. Para muitas pessoas, o problema é fonte de constrangimento e dificuldade social que é escondida e deixada sem tratamento. Foi o que aconteceu com Dona Maria de Lourdes da Silva, 57 anos, mãe de 11 filhos. Segundo ela, por vergonha de falar sobre o assunto, não procurou ajuda e conviveu com a doença durante dez anos sem o tratamento adequado. “A gente fica sem graça de ir ao médico e contar uma coisa tão íntima. Eu tive 11 filhos, todos foram parto normal, por isso tive abaixamento da bexiga e sofri dez anos com isso. Quando eu decidi procurar o médico, o problema já estava agravado e teve que fazer cirurgia”, disse.

Ana Melgaço informou ainda que devido ao resultado positivo da palestra, outros encontros serão promovidos em parceria com a Melhor Idade, com temas diferenciados, buscando a melhoria da saúde e a qualidade de vida dos idosos.

19 novembro, 2010

Buritizeiro reestrutura o Estatuto do Magistério

Por determinação da prefeita Edna Guiomar Salgado de Oliveira Guedes, que deseja a imediata adoção de políticas para o desenvolvimento educacional do município, com melhoria do padrão de qualidade do ensino e valorização do magistério, a Secretaria Municipal de Educação de Buritizeiro agiliza a reestruturação do Estatuto do Magistério Municipal, adequando-o à Constituição de 1988, à Lei de Diretrizes e Bases (LDB) e ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos profissionais da Educação (FUNDEB). O Estatuto do Magistério ora vigente no município data de 1986, portanto, totalmente defasado em relação à legislação em vigor.
No entender da prefeita Edna Salgado,   “passa da hora de Buritizeiro consolidar as políticas de recursos humanos expressas na legislação. É preciso corrigir as distorções funcionais e de remuneração, organizar a estrutura de cargos e os vencimentos dos servidores da educação, de forma a assegurar condições para atrair e manter pessoal qualificado e motivá-lo no sentido de um constante aprimoramento de seu desempenho funcional”. Para a prefeita, “se queremos uma educação de qualidade, necessitamos de profissionais qualificados, que sejam valorizados e com uma perspectiva de desenvolvimento funcional do pessoal docente”, disse. 
A prefeita Edna Salgado recomendou à SEMED pressa na elaboração de um novo Estatuto do Magistério e também do anteprojeto do PCCVM (Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos do Magistério), documentos que, antes de serem encaminhados à Câmara, para votação, deverão ser discutidos com o Sindicato dos Servidores Municipais de Buritizeiro (SINDIBURI) e com os servidores da educação.
  

Mais Educação 


A Secretaria Municipal de Educação está pleiteando a adesão do município ao Programa Mais Educação. Criado pela Portaria Interministerial nº 17/2007, aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em macrocampos como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005. Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.

Prefeita é alvo de ameaças

Prefeita de Buritizeiro recebe ameaças





A prefeita de Buritizeiro, Edna Guiomar Salgado Oliveira Guedes, alguns assessores e até sua própria família estão sendo ameaçados por ex-integrantes da administração do ex-prefeito, padre Salvador Raimundo Fernandes, cassado pela Câmara em 31 de agosto último, por improbidade administrativa. CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito – instaurada pela Câmara apurou que ele contratou irregularmente empresa para fazer limpeza pública no município.

As discordâncias da então vice-prefeita Edna Salgado em relação aos métodos do prefeito padre Salvador Raimundo Fernandes na administração do município provocaram o rompimento político entre ambos. Desde então, ora de maneira velada, ora de modo explícito, ela e familiares vêm recebendo ameaças de pessoas ligadas ao prefeito, cujo mandato viria a ser cassado.

A partir de sua posse, em 2 de setembro último, as ameaças recrudesceram. Na tarde do último dia 12, no horário de expediente, de maneira acintosa e desrespeitosa, dois ex-integrantes da administração do padre Salvador, num veículo Monza, cor marrom, em alta velocidade, promoveram um “buzinaço”, “cavalo-de-pau” e derrapagens em frente à prefeitura e no seu entorno por cerca de três minutos ininterruptos, colocando em risco a vida de transeuntes.

Nesse mesmo dia, no início da noite, um Celta, cor bege, com apenas as lanternas acesas circulava bem devagar e por duas vezes passou no entorno da prefeitura, quando então aumentou a velocidade, passando próximo a um servidor municipal, que percebeu no seu interior dois ex-integrantes da administração do ex-prefeito, padre Salvador Raimundo Fernandes.

Imediatamente, o servidor dirigiu-se à prefeitura para alertar a prefeita, que ainda trabalhava no seu gabinete. No trajeto, foi abordado por uma criança desconhecida, que aparentava doze anos, que lhe disse haver recebido dinheiro para dar um recado de um dos ocupantes do Celta: “Diga à rainha, para ter cuidado com sua princesa, porque não estamos brincando”, referindo-se à filha adolescente da prefeita. A ameaça foi além: “Diga à prefeita e seus assessores que não estamos brincando!”

A Polícia Militar foi acionada, registrando um BO - Boletim de Ocorrência, denunciando-se as ameaças à integridade física da prefeita, de seus familiares e até mesmo de assessores mais próximos. Autoridades estaduais foram igualmente postas a par do ocorrido, inclusive a Comissão de Direitos Humanos, da Assembléia Legislativa, em Belo Horizonte, para as providências que a gravidade do caso requer.

Muitas têm sido as manifestações de apoio à prefeita Edna Salgado por parte de munícipes que, em pleno século XXI, já não admitem conviver com práticas políticas dessa natureza, verdadeiros atentados à democracia.


Semana Mineira de Redução de Resíduos

Na Semana Mineira de Redução de Resíduos, Buritizeiro lança seu programa de coleta seletiva

                                 


Quase a metade dos resíduos sólidos em Minas não tem destino correto. Do lixo e demais detritos produzidos no estado apenas 54% chegam a aterros sanitários e a pontos como usinas de reciclagem. Para vencer o problema, que se tornou um dos principais desafios mundiais, o estado se une a países europeus e à República Dominicana e promove a Semana de Redução de Resíduos. De sábado ao dia 28/11, poder público, empresas e organizações não governamentais em diversos cantos do território mineiro debaterão o tema. “Queremos sensibilizar a todos e valorizar produtos gerados a partir de resíduos”, afirma o presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente. (Feam), José Cláudio Junqueira.

Nos dias 29 e 30, numa promoção do Fórum Estadual Lixo e Cidadania, Pirapora sediará um encontro regional sobre o assunto.

Na manhã do dia 30, às 9h, será a vez de Buritizeiro lançar oficialmente o seu projeto de coleta seletiva, dentro de uma programação que inclui, às 8h, concentração na Av. Manoel Joaquim de Melo (em frente à Secretaria Municipal de Educação – SEMED), com a participação de alunos de escolas municipais e estaduais. Às 8h30min, início de caminhada até o galpão da Cemig, na Rua Rodolfo Malard, onde, às 9h, oficialmente acontecerá o lançamento do programa coleta seletiva, em Buritizeiro. Em seguida, haverá apresentação artísticas por parte de estudantes e artistas locais.
Mais informações: www.minasmenosresiduos.com.br




18 novembro, 2010

Equipe do INSEA se reúne com a Associação dos Catadores de Reciclagem de Buritizeiro 






A equipe da prefeitura de Buritizeiro, responsável pela implantação da coleta seletiva no município, reuniu-se no dia 16/11 com os representantes do Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA) e com a Associação dos Catadores de Reciclagem de Buritizeiro (ACRB), no galpão da Cemig, onde será a sede da associação.


A reunião teve como objetivo principal discutir os últimos acertos em relação ao lançamento da Associação, que acontecerá no próximo dia 30. Durante o encontro, foi acordado o cronograma das atividades da coleta e todo o procedimento do trabalho com os recicláveis.


Gustavo Lino Mendonça, gestor da Assessoria de Meio Ambiente, discorreu sobre as etapas da coleta, o seu funcionamento e o potencial de lixo do município. De acordo com ele, por dia, Buritizeiro tem potencial para gerar 3 toneladas de lixo reciclável, fora o lixo das grandes empresas. No galpão, quando a coleta chegar a 100% do município, para cada um dos 10 catadores a coleta será de 300 quilos/dia.


Alessandra Santos e Diogo Tunes, da equipe do INSEA, responsável pela assessoria técnica do plano de coleta, orientaram os catadores em relação à melhor maneira de auferir maior renda através do aumento de produtividade e da agregação de valor aos materiais.


Alessandra enfatiza a importância do trabalho dos catadores para o município e da responsabilidade deles com todo o processo da implantação da coleta seletiva.


Segundo ela, “é preciso primeiramente que haja interesse e compromisso para que a coleta traga bons resultados para a associação e também para o município. Mas é importante que a associação procure parcerias junto à comunidade, junto a outras associações para que obtenha sucesso”, disse.


Ao finalizar o encontro, Alessandra Santos avisou que nos dias 29 e 30 haverá o Encontro Regional durante a Semana Mineira de Redução de Resíduos que aconte simultaneamente com a Semana Européia de Redução de Resíduos em Pirapora, e que seria interessante que a associação de Buritizeiro participasse.


Participaram da reunião Gustavo Lino Mendonça, Gestor da Assessoria de Meio Ambiente de Buritizeiro, Arlete Almeida, Maria Aparecida Rocha, da equipe social do CRAS, Valéria Lacerda de Abreu, da Vigilância Sanitária, Israel Ferreira, da empresa coletora de lixo Movimentar, Rosália de Jesus Silva e Maria Antônia, da Associação dos Catadores, dentre outras pessoas.
Eleitos os novos membros do CMDS de Buritizeiro







Devido à necessidade de estabelecer novas diretrizes para a Secretaria Municipal de Gestão em Desenvolvimento (SEGED) e ao processo de reestruturação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico (CMDS), no último dia 10 foi realizada uma reunião, na sede da Secretaria Municipal de Educação, com os representantes das Associações Comunitárias Urbanas e Rurais de Buritizeiro. Na oportunidade, foram eleitos dois representantes que irão compor o CMDS.


A reunião foi coordenada por Rui Eustáquio Pereira de Jesus, secretário municipal de Gestão ao Desenvolvimento, e na oportunidade definiu as estratégias para elaboração do diagnóstico socioeconômico municipal, que dará subsídios para elaboração do Plano Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico, além de outros instrumentos de planejamento para a administração municipal, como o P.P.A., a D.O. e a L.O.A.


Rui abordou vários assuntos inerentes às ações da secretaria que estarão em andamento nos próximos dias, dentre eles, o funcionamento da Central dos Conselhos e suas atribuições; a reestruturação do CMDS; a criação ou reativação das Associações Comunitárias Rurais e Urbanas e a participação das instituições populares na elaboração da Política Municipal de Geração de Trabalho e Renda.


Segundo o secretário, em Buritizeiro, por problemas de má administração, várias associações permanecem inadimplentes, e uma das atribuições da Central dos Conselhos é auxiliar essas associações a se restabelecerem. “A prefeita está abrindo as portas da prefeitura para uma administração transparente, séria e que traga resultados positivos aos munícipes. Então é preciso que todos participem, apoiem. A prefeitura agora está reativando o processo de regularização das associações”, disse.


Durante o encontro, a prefeita Edna Salgado destacou a Associação de Moradores do Bairro Belo Horizonte, que desde sua criação atua de forma correta. E parabenizou o presidente Idalcy Nunes de Macedo por todas as conquistas advindas de sua boa gestão. “Buritizeiro precisa de mais ações como a de vocês, moradores do bairro Belo Horizonte, que se organizaram e hoje estão colhendo os frutos de seu trabalho. Gostaria que outras associações tomassem o exemplo de vocês”, afirmou.


Idalcy Nunes falou para os demais presentes sobre sua experiência frente à associação e o sucesso de sua administração. A associação do bairro hoje conta com muitas benfeitorias, dentre elas uma sede bem estruturada, um carro que fica à disposição dos moradores e toda estrutura para organização de reuniões e festas. “O sucesso de nossa associação chama-se organização. Fazemos tudo dentro das normas e dentro do que é correto fazer”, conclui.


O CMDS de Buritizeiro, como órgão deliberativo, consultivo e participativo, é composto por representantes de diversos órgãos públicos e instituições do município. Foram eleitos para os cargos de Conselheiro Titular e Conselheira Suplente, Wellington Lins dos Santos, da Comunidade Gerais do Calixto – Extrativismo, e Arlete Alves de Almeida, representante da Associação Comunitária do Bairro São Pedro.


Ao finalizar a reunião, Rui Eustáquio apresentou o Projeto do CDS’s – Conselhos de Desenvolvimento Comunitário – sendo discutido em todos os aspectos. Em seguida, convidou os presentes a participarem da posse do CMDS, no dia 19 de novembro.
PROJETO BUSCA REORGANIZAÇÃO DA ATENÇÃO EM SAÚDE BUCAL






 

Nos dias 16 e 17/11, a Secretaria Municipal de Saúde de Buritizeiro promoveu, através da equipe de coordenação em saúde bucal, uma oficina na sede da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), sobre o Projeto de Reorganização da Atenção (PRA) em Saúde Bucal em Minas Gerais.


O projeto tem o objetivo de ser piloto para posterior expansão em todo o estado de Minas Gerais, tendo como principais propostas a organização da atenção em saúde bucal, a organização dos processos de trabalho, a ampliação do acesso e validar a revisão da Linha Guia de Saúde Bucal.


Entre os objetivos da Coordenação Estadual de Saúde Bucal/SES-MG, está a organização da Rede de Atenção em Saúde Bucal no Estado de Minas Gerais, buscando avançar na integralidade, equidade e universalidade do acesso à atenção.


Essa organização permitirá a oferta de uma atenção contínua e integral à população mineira, considerando os princípios de regionalização dos serviços de saúde no SUS-MG preconizados no Plano Diretor de Regionalização (PDR-MG).




Descrição das ações


Esse projeto se caracteriza como uma estratégia direcionadora da Atenção em Saúde Bucal no Estado de Minas Gerais, através do planejamento, da organização, da operacionalização e do monitoramento das ações que visam a resultados concretos na melhoria dos indicadores de saúde bucal, na qualidade e na resolubilidade da assistência à saúde.


Sua implantação foi iniciada como piloto nas microrregiões de Pirapora (Buritizeiro, Ponto Chique, Várzea da Palma, Santa Fé de Minas, Lassance e Ibiaí), Uberlândia e Pará de Minas.


Serão realizadas cinco oficinas microrregionais para os facilitadores na sede das micros, e cinco oficinas municipais na sede dos municípios, três das quais já realizadas: Redes de Atenção à Saúde, Formação da Rede de Atenção à Saúde Bucal e Abordagem Coletiva. Faltam realizar as oficinas Abordagem Individual e Programação e Monitoramento.




Resultados Esperados




Segundo Janine Aparecida de Medeiros Leal, coordenadora municipal de saúde bucal, a equipe de saúde de Buritizeiro, após esse trabalho, espera como resultados a capacitação dos profissionais em relação às diretrizes estaduais em saúde bucal, a organização do processo de trabalho em saúde bucal, a ampliação do acesso da população aos serviços e às ações de saúde bucal e um aumento da cobertura de atenção primária em saúde bucal.


“Essa oficina propõe a reorganização do sistema de atendimento do usuário em relação à atenção em saúde bucal, proporcionando uma melhor disposição da demanda espontânea e programada. Outro benefício muito importante é a capacitação continuada dos nossos profissionais, que estão cada vez mais se qualificando para melhor atender a população”, afirmou a coordenadora.
SEGED promove reunião com empresários e entidades para discutir diagnóstico socioeconômico do município




No último dia 10, numa reunião na sede da Secretaria Municipal de Gestão em Desenvolvimento de Buritizeiro (SEGED), dirigida a todos os membros da Associação Comercial de Buritizeiro (ACIAB), Conselho Fiscal e outros departamentos da instituição, foram abordados, dentre outros assuntos, o diagnóstico socioeconômico municipal, o plano municipal de desenvolvimento socioeconômico, a campanha institucional de fortalecimento do comércio local, a realização do seminário “Perspectivas para o Desenvolvimento Municipal” e da oficina Escola de Confecção.


Rui Eustáquio Pereira de Jesus, secretário de Gestão em Desenvolvimento, aponta como grandes desafios para a nova administração municipal a falta de identificação técnica das potencialidades do município; o pouco estudo sobre as potencialidades para novos investimentos; o não aproveitamento de recursos naturais; a ausência de políticas de incentivo do município; as poucas opções de apoio técnico e financeiro ao novo investidor; as poucas iniciativas de sucesso relacionadas a outras formas de organizações (cooperativas, associações, ONGs, OCIPIS) e poucas opções em comunicação comunitária, plural e jornalística.


De acordo com o secretário, essas questões também estarão sendo debatidas no seminário que a SEGED em breve estará promovendo. “Esses desafios só poderão ser adequadamente enfrentados quando amplos setores da sociedade se envolver na discussão das alternativas existentes. É evidente a necessidade de ampliar o ambiente institucional. Promover o diálogo entre a sociedade civil e os poderes públicos constituídos, tanto no nível municipal, quanto estadual e federal”. É preciso também, ainda segundo o secretário, fomentar o desenvolvimento local, sustentável, que tem como um de seus objetivos estratégicos a redução da exclusão e das desigualdades sociais.


Para Rui, a participação em seminários e a prática de ações concretas são passos importantes para a definição de um plano de desenvolvimento sustentável, inclusivo e que melhore os índices de qualidade de vida da população. “Isso só e possível quando o poder público trabalha em parceria com a iniciativa privada e a sociedade civil organizada”, disse.


Durante o encontro, secretaria e empresários puderam debater as formas de gerir interesses locais e promover de forma integrada o desenvolvimento social e econômico da população, de Buritizeiro e de seus distritos.


Também presentes representantes de agências bancárias, SEBEAE, Câmara Municipal e a prefeita Edna Guiomar Salgado de Oliveira Guedes.


Rui Eustáquio mostrou-se animado com a presença dessas instituições à reunião. “Todos eles trouxeram grande contribuição para o planejamento e desenvolvimento de atividades diversas que irão promover as transformações que mudarão o perfil socioeconômico de Buritizeiro”, concluiu.
PREFEITA DE BURITIZEIRO RECEBE AMEAÇAS


A prefeita de Buritizeiro, Edna Guiomar Salgado Oliveira Guedes, alguns assessores e até sua própria família estão sendo ameaçados por ex-integrantes da administração do ex-prefeito, padre Salvador Raimundo Fernandes, cassado pela Câmara em 31 de agosto último, por improbidade administrativa. CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito – instaurada pela Câmara apurou que ele contratou irregularmente empresa para fazer limpeza pública no município.

As discordâncias da então vice-prefeita Edna Salgado em relação aos métodos do prefeito padre Salvador Raimundo Fernandes na administração do município provocaram o rompimento político entre ambos. Desde então, ora de maneira velada, ora de modo explícito, ela e familiares vêm recebendo ameaças de pessoas ligadas ao prefeito, cujo mandato viria a ser cassado.

A partir de sua posse, em 2 de setembro último, as ameaças recrudesceram. Na tarde do último dia 12, no horário de expediente, de maneira acintosa e desrespeitosa, dois ex-integrantes da administração do padre Salvador, num veículo Monza, cor marrom, em alta velocidade, promoveram um “buzinaço”, “cavalo-de-pau” e derrapagens em frente à prefeitura e no seu entorno por cerca de três minutos ininterruptos, colocando em risco a vida de transeuntes.

Nesse mesmo dia, no início da noite, um Celta, cor bege, com apenas as lanternas acesas circulava bem devagar e por duas vezes passou no entorno da prefeitura, quando então aumentou a velocidade, passando próximo a um servidor municipal, que percebeu no seu interior dois ex-integrantes da administração do ex-prefeito, padre Salvador Raimundo Fernandes.

Imediatamente, o servidor dirigiu-se à prefeitura para alertar a prefeita, que ainda trabalhava no seu gabinete. No trajeto, foi abordado por uma criança desconhecida, que aparentava doze anos, que lhe disse haver recebido dinheiro para dar um recado de um dos ocupantes do Celta: “Diga à rainha, para ter cuidado com sua princesa, porque não estamos brincando”, referindo-se à filha adolescente da prefeita. A ameaça foi além: “Diga à prefeita e seus assessores que não estamos brincando!”.

A Polícia Militar foi acionada, registrando um BO - Boletim de Ocorrência, denunciando-se as ameaças à integridade física da prefeita, de seus familiares e até mesmo de assessores mais próximos. Autoridades estaduais foram igualmente postas a par do ocorrido, inclusive a Comissão de Direitos Humanos, da Assembléia Legislativa, em Belo Horizonte, para as providências que a gravidade do caso requer.

Muitas têm sido as manifestações de apoio à prefeita Edna Salgado por parte de munícipes que, em pleno século XXI, já não admitem conviver com práticas políticas dessa natureza, verdadeiros atentados à democracia.

10 novembro, 2010

Por um novo olhar para Buritizeiro



As Secretarias Municipais de Saúde e Educação de Buritizeiro estão pleiteando a adesão do município no Programa Olhar Brasil




A Equipe de Saúde e o Núcleo de Pesquisa e Projeto e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) estão pleiteando a adesão do município ao Projeto Olhar Brasil. Para elaborar a proposta de adesão, as equipes se reuniram nos dias 4 e 5/11, na SEMED (Secretaria Municipal de Educação).

Na pauta da reunião, foram discutidos o público alvo (quantidade), meta física, meta financeira, organização da assistência oftalmológica, cronograma de execução, dentre outros. De acordo com a Dra. Janine Aparecida de Medeiros Leal, assessora técnica da saúde, a meta física do projeto é atender 1.463 alunos matriculados no ensino fundamental da rede pública, 717 alunos matriculados no Programa Brasil Alfabetizado e 2.495 pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, totalizando 4.675 pessoas a serem atendidas.

A meta financeira prevista é de R$ 197.750,75, e, destes, R$ 66.805,75 para consultas oftalmológicas e R$ 130.900,00 para aquisição de óculos. Recursos que serão muito bem-vindos, uma vez que o município não dispõe de  assistência oftalmológica, que será supervisionada pelo Dr. Edmundo Pereira Rodrigues.

O PROGRAMA

Os problemas visuais respondem por grande parcela da evasão e repetência escolar, pelo desajuste individual no trabalho e por grandes limitações na qualidade de vida, mesmo quando não se trata ainda de cegueira. Dados epidemiológicos disponíveis para o Brasil mostram que 30% das crianças em idade escolar e 100% dos adultos com mais de 40 anos apresentam problemas de refração que interferem em seu desempenho diário e, consequentemente na sua auto-estima, na sua inserção social e em sua qualidade de vida.

Buscando dar resposta a esses problemas e, reconhecendo as dificuldades de acesso da população brasileira não só à consulta oftalmológica, mas também à aquisição dos óculos, os Ministérios da Saúde e da Educação lançaram o Programa Olhar Brasil, através da Portaria Interministerial nº 15 de 24 de abril de 2007.

OBJETIVOS

O objetivo deste projeto é identificar e corrigir problemas visuais relacionados à refração em alunos matriculados na rede pública de ensino fundamental (1ª a 9ª série), no programa “Brasil Alfabetizado”, do MEC e na população acima de 60 anos de idade. E, ainda, prestar assistência oftalmológica através de concessão de consulta e fornecimento de óculos.

Segundo o cronograma apresentado na proposta de adesão, no mês de dezembro será criada a Câmara Técnica e apresentada a proposta ao Conselho Municipal de Saúde. Em janeiro de 2011, ocorrerá a aprovação na CIB, em fevereiro acontecerá a capacitação dos profissionais das áreas envolvidas e em setembro será realizada a implementação do projeto e triagem e armazenamento dos dados da população-alvo.

Diretoria do Lar dos Idosos de Buritizeiro é empossada para mais um mandato


     
Em clima cooperativo e participativo, na manhã chuvosa do último domingo, 7/11, às 10h30min, no salão de eventos do Lar dos Idosos de Buritizeiro, o Conselho Central de Pirapora da Sociedade de São Vicente de Paulo, representado por sua presidenta, Débora Falcão Chaves, deu posse à diretoria do Lar dos Idosos de Buritizeiro, que cumprirá um segundo mandato, relativo ao período de 5/11/10 a 4/11/2012, em continuidade ao primeiro.

Foram convidados para compor a mesa Waldison Reis Cardoso Durães, presidente do Conselho Metropolitano da S.S.V.P., de Montes Claros; padre Wagner, pároco da Paróquia Imaculada Conceição; Débora Falcão Chaves, presidenta do Conselho Central de Pirapora; José Mendonça de Oliveira, presidente do Lar dos Idosos de Buritizeiro; prefeita Edna Guiomar Salgado de Oliveira Guedes, Rui Eustáquio de Jesus, secretário municipal de Gestão e Desenvolvimento; Orígenes Pereira de Oliveira, presidente da Agência de Desenvolvimento Local; Cleonice Drummond Silva, secretária de Políticas Sociais; José Carlos Costa, assessor de Comunicação da prefeitura de Buritizeiro; Odil Guedes, vereador; Kleber Munduruca, representando o Rotary Club de Buritizeiro, e Hamilton Alves Moreira, presidente da Associação Comercial de Buritizeiro.
    
Após orações feitas pelo padre Wagner, Débora Falcão empossou a diretoria e fez a leitura das atribuições dos membros do Conselho Fiscal. O presidente José Mendonça de Oliveira deu posse aos seus companheiros, leu em voz alta o termo de compromissos da presidência, termo em seguida assinado por todos da diretoria. Ato contínuo, Débora Falcão convocou e empossou os membros do Conselho Fiscal.

A diretoria

Para um segundo e consecutivo mandato, a diretoria está assim constituída: José Mendonça de Oliveira – Presidente; Nilson Oliveira Souza – Vice-presidente; Lúcio Pereira de Freitas – Tesoureiro; Jeanny Luzia Ferreira de Freitas – 1ª Secretária; Valdenice Soares de Oliveira – 2ª Secretária.

Conselho Fiscal

Compõem o Conselho Fiscal, órgão auxiliar da diretoria, Alvino Ferreira Mendes Jr; Alexandre Alarcão Gomieiro; Valdirlei Nogueira Lopes; Lessileia Aparecida Ramos Coelho; Maria Aparecida Abreu Barbosa Gomieiro e Maria Eunice dos Santos Fernandes.

Foram ainda anunciados como voluntários que chegam com muita garra para auxiliar o Lar dos Idosos: Israel e Wagdene; Florisvaldo Soares Campelo; Dulce Aparecida da Silva Barbosa e Nélia de Souza Pereira. 

Palavras do presidente

Emocionado, José Mendonça de Oliveira agradeceu a todos os seus companheiros de diretoria que trabalharam com afinco e enfrentaram momentos de imensas dificuldades, pois assumiram o Lar dos Idosos com elevadas dívidas e totalmente desestruturado, prestes a ser fechado. Só com a Previdência Social, a dívida superava R$ 30 mil. Com muito denodo, garra e competência, contando com o apoio de pessoas da comunidade, muitos problemas foram solucionados, salvando-se o Lar dos Idosos da iminente desativação. O presidente estendeu seus agradecimentos a todos os funcionários, a todos os colaboradores, ao ex-prefeito padre Salvador, à atual prefeita Edna Salgado, aos vereadores, secretários municipais, comerciantes, a todos os vicentinos. Foram muitos os obstáculos vencidos no dia-a-dia, “porém muitos desafios ainda nos esperam”, alertou José Mendonça, não se esquecendo de dedicar um agradecimento especial à sua família, “pela dedicação, incentivo e apoio”. Vencidas essas etapas, disse ele que agora sonha com a construção de um novo lar, um novo prédio, devidamente adaptado às condições dos idosos.

 Outras palavras

O vereador Odil Guedes discursou, elogiando o trabalho da diretoria e colocou a Câmara sempre à disposição do asilo. O presidente da Câmara, Cláudio Abreu Barbosa, prestigiou o evento.   

A prefeita Edna Salgado parabenizou a diretoria, exaltou a tenacidade com que todos venceram as dificuldades, impedindo o fechamento do Lar dos Idosos, destacando o trabalho do voluntariado, numa sociedade dominada pelo individualismo. “A sociedade precisa disso, necessita de pessoas assim como vocês, dedicadas ao bem da comunidade. Nós, enquanto educadores, precisamos chamar a atenção de todos para a importância do voluntariado, que promove a colaboração em torno de um bem comum”, disse.

Edna Salgado ressaltou a importância do Lar dos Idosos, que presta inestimável serviço à sociedade, acolhendo quem não tem a sorte de, na velhice, ter um amparo, um lar, quem não tem a felicidade de contar com o amor de familiares e amigos.
 
Para a prefeita, “é bonito o histórico de como a diretoria encontrou o lar e como se encontra agora, apesar das dificuldades. Mas, quando unimos esforços e contamos com muitas pessoas que trazem força e coragem, quando a gente se coloca no lugar do outro, tudo se transfigura, tudo muda para melhor”, disse.

Edna Salgado publicamente pediu desculpas ao Lar dos Idosos por a prefeitura em algum momento ter descumprido compromissos assumidos com a entidade. Ressaltou, porém, que a partir de agora “a prefeitura irá cumprir os compromissos firmados com o Lar dos Idosos. É uma questão de honra”. E, concluindo, destacou que  “A prefeitura e os secretários serão sempre voluntários na construção do novo Lar dos Idosos, cuja existência supre essa lacuna na vida de tantos velhinhos e velhinhas de Buritizeiro.”




Campeonato Mineiro de Canoagem

                                                                                                                 foto: Punesports.com

Vem aí o maior evento náutico que Minas já viu!
Campeonato Mineiro de Canoagem de velocidade e maratona e Copa Norte Almirante Tamandaré 2010, nos dias 13 e 14 de novembro, às margens do Velho Chico.

Programação:

Dia 13 (Sábado) - às 13:00 horas - Prova de Velocidade e Paracanoagem na praia de Pirapora.

Dia 14 (domingo), a partir das 6:00 horas, largada das provas de maratona, na Usina de Buritizeiro, seguindo para Ibiaí.
- Às 14:00 horas almoço e entrega das premiações. 

Realização: FEMIC - Federação Mineira de Canoagem -  e AEACC – Associação Ecológica Águas Claras Canoagem de Pirapora e Buritizeiro

09 novembro, 2010

PROGRAMA PEIXE VIVO


VAMOS AO TEATRO!!!

DESENVOLVENDO O PROGRAMA PEIXE VIVO, A CEMIG E A PREFEITURA DE BURITIZEIRO APRESENTAM O GRUPO DE TEATRO KABANA, DE BELO HORIZONTE, QUE ENCENARÁ A PEÇA  “OS OLHOS DO SURUBIM REI”.

O ESPETÁCULO SERÁ APRESENTADO NA PRAÇA EM FRENTE À PREFEITURA, NO DIA 9 DE NOVEMBRO, TERÇA-FEIRA, EM DUAS SESSÕES. A PRIMEIRA, ÀS 20h, e A SEGUNDA, ÀS 21h. 

MAS, ATENÇÃO! CADA SESSÃO É LIMITADA A 150 PESSOAS, QUE DEVEM COMPARECER AO LOCAL E ADQUIRIR SENHA MEIA HORA ANTES DO INÍCIO DO ESPETÁCULO.

ENTRADA FRANCA!

APOIO: SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO ESPORTE E CULTURA E SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BURITIZEIRO

Em parceria com a Prefeitura de Buritizeiro, Rima realiza II Ação Social



Sucesso total. Essa foi a avaliação dos organizadores da ação social em homenagem às crianças, promovida na tarde do sábado, 30 de outubro, no Rotary Clube de Buritizeiro, pelos funcionários e membros da Sociedade Cristã, do Grupo Rima, que doaram alimentos e brinquedos. A prefeita Edna Salgado, profissionais do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS – e da Secretaria Municipal de Cultura prestigiaram o evento. Também presentes os vereadores Audi Braga, Odil Guedes e Valdemar Batista.

 A festa contou com brincadeiras, música, lanche, teatro, doação de brinquedos para as crianças e sorteio de quatro cestas básicas para os pais presentes. Para Guilherme Scott Aquarela, engenheiro florestal da Rima e organizador do evento, a intenção da Sociedade Cristã é proporcionar às crianças e suas famílias momentos de descontração. “A melhor parte deste trabalho é ver a alegria das crianças, se divertindo junto aos pais e irmãos, talvez um momento que dificilmente eles tenham em casa, devido às condições de vida dessas famílias, limitadas pelos problemas financeiros, falta de alimento e remédios, fatores preocupantes. A ideia de um dia de lazer é para ajudar a aliviar essas tensões,” disse.

A prefeita Edna Salgado enfatizou a importância da realização de trabalhos como esses, voltados para as famílias carentes. Destacou ainda o interesse da administração em apoiar e contribuir com essas ações. “Realizar um evento especialmente para a população carente, no qual as crianças tenham acesso à cultura e ao lazer, é um trabalho de grande relevância, mais ainda porque esse projeto é idealizado pelos funcionários num ato bonito de propiciar uma melhor condição de vida a essas famílias. O que a nossa administração puder fazer para somar em acontecimentos como esse, como fizemos agora, nós o faremos com grande alegria porque é voltado para aqueles que realmente precisam, e é um trabalho que precisa continuar”, afirmou.  

 
Trabalho social


 A Sociedade Cristã de Buritizeiro promove também ações como a Campanha do Agasalho, com a doação de roupas e cestas básicas, entregues pelos seus cerca de 250 sócios colaboradores. Cada funcionário doa certa quantia em dinheiro, que é descontada em seu salário, e a Fundação Vicintin doa três vezes mais este valor. Esses recursos são aplicados na compra de cestas básicas e remédios, distribuídos às famílias carentes cadastradas,  indicadas pelo Secretaria Municipal de Políticas Sociais e pelo CRAS.

A associação é composta por gestores e membros voluntários, que fazem todo o processo de visita às famílias, cadastro e realizam todas as ações sociais. O objetivo primordial da S.C.R., fundada pelo Grupo Rima em 2004, é o exercício da solidariedade, auxiliando o próximo, através de ações concretas. 



Escola Estadual Prefeito José Maria em Buritizeiro realiza sua 1º Feira Cultural



A Escola Estadual Prefeito José Maria realizou no dia 8 de outubro sua primeira feira cultural, que faz parte de um projeto cujo objetivo é desenvolver no aluno a capacidade de planejamento, investigação e de criação, atendendo a todos da escola, desde os anos iniciais até o ensino médio.

A feira foi organizada com dois meses de antecedência e teve como tema a “Interdisciplinaridade em foco na educação”. Durante esse período, os estudantes  pesquisaram sobre os temas escolhidos e avaliaram as profissões que pretendem seguir.

Na zona rural (Comunidade Santa Helena), existe uma unidade da escola, que também participou da feira, trazendo sua cultura, que foi exposta em três barracas. A escola expôs uma faixa trazendo a mensagem: “Cultura é tudo aquilo que a natureza oferece e o ser humano transforma”.

Na semana anterior à feira, a direção da escola ofereceu para os alunos do ensino médio palestras com profissionais de várias áreas, escolhidas pelos próprios alunos. Dentre os profissionais convidados estavam: a Dra. Luciene Gomes Lucas, médica, o Dr. Willian Souza Ramos, advogado, Minervino Martins Nascimento Neto, engenheiro elétrico, Juno Fialho Meneses, engenheiro mecânico, Aroldo Alessandro Fernandes Laje, policial civil, e Dra. Joana D’Arc Lage de Sá, médica.

Dentre as propostas que o projeto pretende atender estão: desenvolver atividades diferenciadas que despertem o desejo de aprender experimentando; desenvolver habilidades específicas para que os alunos descubram sua capacidade de desenvolver ideias concretas e significativas; atividades que promovam a socialização e soma de conhecimentos entre os mesmos; promover a convivência em grupo para enriquecimento de ideias; despertar o interesse do aluno pela conservação dos recursos naturais e fomentar o conhecimento de formas alternativas de conservação do meio ambiente; despertar o interesse dos alunos pela escolha da profissão (planejamento e dedicação).

A feira cultural foi coordenada pelas professoras Carla Regina Mota Guedes (Geografia) e Zilma Correa Castro (Ciências) e produzida pelos alunos que realizaram toda pesquisa até a montagem dos estandes. As turmas foram divididas em grupos e com um professor coordenando cada uma.

Os trabalhos foram apresentados em barracas expostas na escola, com os seguintes temas: Brinquedos Ecológicos (1º Ano ensino fundamental), Órgãos dos Sentidos (2º Ano do ensino fundamental), Respiração das Plantas (do 3º Ano ao ciclo básico do ensino fundamental), Jogos “Tangran” (matemática), Material Reciclável, Xadrez, Jogos, Instrumentos utilizados na Escravidão, Halloween, Chás com Plantas Medicinais, Viagem pela Língua Portuguesa, maquete “A Formação das Cidades”, Misturas e Soluções, Caracterização do Meio Rural, Reprodução Humana: Fases da Vida (5º Ano), Apresentações Musicais e Feira de Profissões: Caracterização das profissões, advocacia, polícia, administração, medicina, geógrafos, engenharia, turismo, esporte, moda e jornalismo.

Para o estudante do 1º Ano do ensino médio, Clebson Júnior Alves da Cruz, a feira foi muito importante e deveria acontecer mais vezes, pois proporcionou conhecimento de forma divertida e dinâmica. E ainda pôde esclarecer dúvidas sobre a escolha da profissão. “Quando tudo começou, fiquei desesperado, pois todos os meus colegas estavam com tudo planejado e já executando algumas coisas e eu estava cheio de dúvidas quanto a minha escolha. Sempre me interessei muito por geografia e história. E hoje, depois de todo o estudo para a feira, descobri que geologia é o que quero fazer”.