Magistério municipal de Buritizeiro
receberá rateio do FUNDEB
receberá rateio do FUNDEB
Cerca de R$ 300 mil reais serão injetados agora em dezembro na economia de Buritizeiro apenas com o pagamento de gratificação ao pessoal da Educação. O valor definitivo ainda será definido pela contabilidade da prefeitura, após uma série de cálculos. É o resultado do rateio do FUNDEB (Fundo de Desenvolvimento do Ensino Básico) entre os professores da rede municipal de ensino. No total, 275 professores receberão, neste mês, em data a ser definida, a gratificação. De acordo com a Valdirene Rubenval Farago, secretária municipal de Educação, o rateio do FUNDEB deve ser feito com os professores em efetivo exercício do ensino fundamental, inclusive os professores contratados, incluindo os profissionais da supervisão e gerentes pedagógicos.
Neste sentido, por unanimidade, a Câmara de Buritizeiro aprovou, na reunião realizada no último dia 12/12, projeto de lei de autoria do Executivo concedendo esse abono aos profissionais do magistério.
CUMPRINDO A LEI

O FUNDEB
Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb – foi criado pela Emenda Constitucional nº 53/2006 e regulamentado pela Lei nº 11.494/2007 e pelo Decreto nº 6.253/2007, em substituição ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério - Fundef, que vigorou de 1998 a 2006. É um fundo especial, de natureza contábil e de âmbito estadual (um fundo por estado e Distrito Federal, num total de vinte e sete fundos), formado por parcela financeira de recursos federais e por recursos provenientes dos impostos e transferências dos estados, Distrito Federal e municípios, vinculados à educação por força do disposto no art. 212 da Constituição Federal. Independentemente da origem, todo o recurso gerado é redistribuído para aplicação exclusiva na educação básica. Com vigência estabelecida para o período 2007-2020, sua implantação começou em 1º de janeiro de 2007, sendo plenamente concluída no seu terceiro ano de existência, ou seja, 2009, quando o total de alunos matriculados na rede pública é considerado na distribuição dos recursos e o percentual de contribuição dos estados, Distrito Federal e municípios para a formação do fundo atinge o patamar de 20%. Outras informações sobre esta transferência podem ser obtidas no endereço http://www.fnde.gov.br/index.php/financ-fundeb
0 comentários:
Postar um comentário